O que é o Catecismo da Igreja Católica?

O que é o Catecismo da Igreja Católica?

São João Paulo II, quando Papa, promulgou, no dia 11 de outubro de 1992, o Catecismo da Igreja Católica. Em 25 de janeiro de 1985, o Papa João Paulo II convocou uma Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para tratar dos frutos do Concílio Vaticano II na vida da Igreja. Muitos bispos manifestaram o desejo da promulgação de um novo Catecismo.

Lembra o Papa João Paulo II: “O Catecismo da Igreja Católica é fruto de uma vastíssima colaboração. Foi elaborado em seis anos de intenso trabalho, conduzido num espírito de atenta abertura e com apaixonado ardor. Em 1986, confiei a uma comissão de doze cardeais e bispos, presidida pelo então senhor Cardeal Joseph Ratzinger, o encargo de preparar um projeto para o Catecismo requerido pelos padres do Sínodo. Uma comissão de redação, composta por sete bispos diocesanos, peritos em teologia e em catequese, coadjuvou a comissão no seu trabalho”.

O Catecismo da Igreja Católica foi dividido em quatro partes, as quais estão ligadas entre si. Na primeira parte, é tratado o mistério cristão, que é o objeto da fé, com a Profissão da Fé. Na segunda parte, é celebrado e comunicado, nos atos litúrgicos, o que professamos com a Celebração do Mistério Cristão. Na terceira parte, está presente para iluminar e amparar os filhos de Deus no seu agir cristão com a vida em Cristo. Por último, na quarta parte, fundada a nossa oração, cuja expressão privilegiada é o “Pai-Nosso” e constitui o objeto da nossa súplica, do nosso louvor e da nossa intercessão, ou seja, o que de mais precisamos para o seguimento do Senhor: a oração cristã, que deve ser o alimento da nossa vida espiritual.

Ensina o Papa João Paulo II que “a Liturgia é ela própria oração; a confissão da fé encontra o seu justo lugar na celebração do culto. A graça, fruto dos sacramentos, é a condição insubstituível do agir cristão, tal como a participação na liturgia da Igreja requer a fé. Se a fé não se desenvolve nas obras, essa está morta (cf. Tg 2,14-16) e não pode dar frutos de vida eterna.

Por isso, em 11 de outubro de 1992, o Papa João Paulo II, na Constituição Apostólica Fidei Depositum promulgou e publicou O Catecismo da Igreja Católica, redigido depois do Concílio Vaticano II. Esse Catecismo, transcorridos 30 anos do encerramento do Concílio Vaticano II, é apresentado como o coroamento das deliberações deste.

Todos nós sabemos da importância de ler, reler, estudar e aprofundar o Catecismo da Igreja Católica. Ele contém o compêndio das verdades da fé católica, e, segundo o Papa João Paulo II, “a catequese encontrará, nesta genuína e sistemática apresentação da fé e da Doutrina Católica, uma via plenamente segura para apresentar, com renovado impulso, ao homem de hoje, a mensagem cristã em todas e em cada uma das suas partes.

Desse texto, cada agente de catequese poderá receber uma válida ajuda para mediar, no local, o único e perene depósito da fé, procurando conjugar contemporaneamente com a ajuda do Espírito Santo, a maravilhosa unidade do mistério cristão com a multiplicidade das exigências e das situações dos destinatários do seu anúncio. A inteira atividade catequética poderá conhecer um novo e difundido impulso junto do povo de Deus se souber usar e valorizar, de maneira adequada, este Catecismo pós-conciliar”.

Fonte: Portal da Canção Nova.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe uma resposta

Publicações Relacionadas

Precisa de ajuda?